sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

  O batismo é necessário para salvação?





“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16)

A Bíblia ensina que batismo é um passo de obediência importante para um Cristão, mas a idéia de que batismo é necessário para salvação é totalmente fora do contexto cristológico. O batismo ilustra a identificação do Cristão com a morte, enterro e ressurreição de Cristo. Romanos 6.3-4 declara: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” A ação de ser imerso em água ilustra ser enterrado com Cristo. A ação de sair da água retrata a ressurreição de Cristo e uma nova vida para se viver.

Qualquer coisa adicionada à fé em Jesus Cristo como sendo uma condição para salvação é uma salvação baseada em obras. Adicionar QUALQUER COISA ao Evangelho é dizer que a morte de Jesus na cruz não foi suficiente para comprar nossa salvação. Dizer que precisamos ser batizados para sermos salvos é dizer que precisamos adicionar nossas boas obras e obediência à morte de Cristo para que Sua morte seja suficiente para salvação. Apenas a morte de Cristo pagou pelos nossos pecados (Romanos 5:8; 2 Coríntios 5.21). O pagamento de Jesus pelos nossos pecados é debitado à nossa “conta” através de fé apenas (João 3.16; Atos 16.31; Efésios 2.8-9). Portanto, batismo é um passo importante de obediência depois de salvação, mas não pode ser uma condição para salvação.

“que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo”.
(I Pe 3.21)

Batismo não salva do pecado, mas de uma consciência ruim. Pedro ensinou claramente que batismo não era um ato cerimonial de purificação física, mas um sinal de uma boa consciência diante de Deus. Batismo é o símbolo do que já aconteceu no coração e vida daquele que confiou em Cristo como Salvador (de acordo Com Romanos 6.3-5; Gálatas 3.27; Colossenses 2.12). Para tornar a fonte de salvação completamente clara, Pedro adicionou: “mediante a ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 1.3). O batismo é um passo importante que todo Cristão deve seguir. Batismo não pode ser uma condição para salvação. Argumentar a favor disso é dizer que a morte e ressurreição de Cristo não foram suficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...