sábado, 7 de janeiro de 2012

O DEUS DE JUSTIÇA E AMOR

Passagem Bíblica: I João 4.7-12
Memorizar: I João 4.8

Introdução

Muitas pessoas pensam em Deus apenas como um juiz severo e impiedoso que prontamente nos julga os pecados. Mas, nosso Deus é justo e Seu amor é ilimitado. Ele nos prometeu redenção e cumpriu a promessa enviando Seu Filho. Não obstante, a humanidade decaída não conhece a Deus como um Deus bondoso. Através da Bíblia, podemos conhecer Sua justiça e amor que foram prometidos e cumpridos. DEUS É JUSTO
Por toda a história da humanidade, Deus revelou Sua justiça, através dos Seus juízos. Deus nos julga segundo Sua perfeita justiça. Nenhum homem é justo quando se coloca diante de Deus. Toda a humanidade, e todas as coisas do mundo foram julgadas e condenadas desde que o primeiro homem, Adão, caiu e foi julgado – Romanos 5.12. A humanidade não pode fugir ao juízo de Deus, de modo que no dia do juízo final todos os descrentes serão recompensados segundo as suas obras. Deus julgará cada incrédulo segundo ao que esse ímpio fez. Nos dias do Antigo Testamento, para que os israelitas escapassem aos severos juízos de Deus, ao apresentar-se diante d’Ele, tinham que derramar o sangue dos animais, e isso precisava ser repetido diariamente. O derramamento do sangue de animais simbolizava o sangue de Jesus, que viria ao mundo para derramar Seu sangue pela redenção dos crentes. Para apresentar-se a Deus, o ser humano precisa pagar o preço dos seus pecados e o preço do pecado é a morte. Em outras palavras, o ser humano comete pecado e para pagar o preço do pecado, deve morrer. Mas Deus não queria que o ser humano morresse por seus próprios pecados, pelo que enviou Seu Filho para morrer em nosso lugar. Nosso redentor é Jesus Cristo. Quando cremos em Jesus Cristo, e andamos confiados nos méritos de Sua obra redentora, temos o direito de apresentar-nos diante do Deus de justiça como se nunca tivéssemos pecado. Com a cobertura da justiça de Jesus, quando nos aproximamos de Deus, o Senhor estende seus braços e nos protege e nos protege de Satanás capacitando-nos a ser mais que vencedores: vencemos o poder do diabo. Isso é possível porque nos tornamos filhos de Deus, isto é, quando cremos nos méritos do sangue precioso de Jesus  Cristo e, assim obtemos a vida eterna.



DEUS É AMOR
Deus á amor. A Trindade Divina é amor. Por amor, Deus criou os céus e a terra e todas as coisas neles contidas. Ele criou o homem também por amor. Porque Deus é amor. Ele cobriu Adão e Eva de peles de animais, indicando que Sua redenção “cobriria” o pecado dos dois. Na língua grega,  há quatro palavras para amor:
  1. Storge – que geralmente se refere ao amor dos pais.
  2. Eros – um amor derivado da atração física.
  3. Phileo – um amor fraternal.
  4. Ágape – um amor que se dá, ou amor sacrificial de Deus.
Deus nos ama ao ponto de dar-se a Si mesmo por nós. Deus nos ama, não porque precisa de nós, mas porque nós precisamos do Seu amor. O amor de Deus é também unilateral. Assim como Oséias perdoou a esposa adúltera devido ao seu amor por ela, Deus também chamou o Israel pecaminoso e enviou Seu Filho para salvar o povo escolhido. Ademais, Deus nos tem amado desde quando nem o conhecíamos. Por último, o amor de Deus é o amor que se oferece a todos os homens. Ele não apenas ama os filhos escolhidos, mas ama o mundo todo. Deus nos ama exatamente como somos. Ele nos ama independente das circunstâncias. Seu amor nunca muda, é o mesmo ontem, hoje e será para sempre. Ele ama os pecadores, os piedosos, os ricos, os pobres, os ladrões, as prostitutas, todos. O versículo: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito...”, mostra como é grande o Seu amor.
Como Deus nos oferta o Seu amor?
Por amor, Deus nunca nos força a tomar qualquer decisão, mas deixa todas as coisas a cargo do nosso livre arbítrio. O ser humano, por seu livre arbítrio, resolveu desobedecer à palavra de Deus e, como resultado de sua rebeldia, caiu e tornou-se pecador. Apesar disso, Deus ainda nos amava e, por nos amar, enviou Seu único Filho, Jesus Cristo, para pagar o preço de nossos pecados. A palavra de Deus declara isso: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco, em que Deus enviou seu filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus Deus, mas em que ele nos amou, e enviou o seu filho como propiciação pelos nossos pecados.” I João 4.9-10.
Sendo justo, Deus não fecha os olhos ao pecado. Portanto, para apresentar-nos diante de Deus, deveríamos ter pago o preço de nossos pecados. Jesus Cristo nasceu de uma virgem pelo poder do Espírito Santo. Por não ter pecado, pôde pagar o preço dos nossos pecados. Por sua morte, Jesus de fato pagou o preço dos nossos pecados e satisfez a justiça de Deus. Ele pagou o preço dos nossos pecados como também de todo o que n’Ele crê, o qual recebe a vida eterna. Esse é um amor maravilhoso e incrível. O fato de Jesus ter derramado Seu sangue na cruz nos diz como é grande o amor de Deus por nós. Não devemos apenas nos contentar em receber esse grande amor de Deus. Por gratidão, devemos mostrar amor uns pelos outros, e compartilhar com os outros o grande amor que nos chamou e nos salvou quando ainda éramos pecadores sem Cristo. “Amados, se Deus nos amou, devemos amar uns aos outros.” I João 4.11.
CONCLUSÃO
O amor de Deus deve brilhar em nós, o que nos mostra que Deus está em nós e nós estamos n’Ele. Para podermos amar os outros dessa maneira, devemos comprometer-nos, totalmente, com Deus, e isso só é possível quando estamos tomados por Seu grande amor. Precisamos entender quando profunda e imensamente nosso Pai celestial nos ama. Saber isso nos leva a praticar Seu grande amor em todos os momentos de nossa vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...