segunda-feira, 19 de março de 2012

A importância de blogs apologéticos




Por Renato Vargens
O Senhor pela sua graça tem levantado em nosso país inúmeros Blogs e Sites apologéticos. Poderia falar de inúmeros destes, no entanto, em virtude do espaço, gostaria de mencionar somente alguns, como o Púlpito Cristão, Norma Braga, O Temporas O Mores, Ciro Zibordi, Bereianos, Apenas, Voltemos o Evangelho, Márcio de Souza, Cantem as Escrituras entre tantos outros mais.
O Senhor pela sua bondade me concedeu o privilégio de escrever. Pela graça do Pai tenho escrito livros, artigos e crônicas pastorais, que nos últimos anos tem abençoado milhares de pessoas nos mais diferentes países.
Pela misericórdia do Senhor uma multidão de mais de 2600 milhões  pessoas já leram os meus textos, deixando impressos em páginas digitais, milhares de comentários. 
Pois bem, ultimamente, em virtude da gritante apostasia evangélica, bem como as aberrações teológicas dos apóstolos da modernidade, tenho dedicado parte dos meus escritos a apologética, onde de forma séria tenho procurado defender a doutrina cristã. Entretanto, algumas pessoas ao longo dos últimos meses me têm escrito criticando a minha forma de defender a fé. Para estes, em nome do amor, eu não deveria apontar os desvios doutrinários das igrejas evangélicas e sim promover a unidade da Igreja de Cristo Jesus. Segundo estes irmãos, defender a fé não deve ser responsabilidade do cristão, até porque, somente o Senhor é quem possui poder para julgar os corações dos homens.
Pois é, neste momento estou participando do oitavo congresso brasileiro de teologia das Edicões Vida Nova. Durante esse tempo tenho tido o privilégio de ouvir Willian Lane Craig, Jonas Madureira e outros mais. Nesses dois primeiros dias de evento tanto Craig como Madureira foram enfáticos em afirmar a importância de que os pastores defendam a fé. Jonas, em sua plenaria afirmou que existem alguns na igreja de Cristo que possuem uma  falsa noção sobre a importância da apologética, achando que aqueles que defendem a fé são eminentemente pessoas orgulhosas e ranzinzas. Segundo o teólogo batista, os que pensam desta maneira contribuem para  rejeição desde importante ministério. Além disso, Jonas afirmou que o pastor deve ser apto para ensinar e que deve dedicar-se com esmero ao seu chamamento e vocação. Para ele, a  academia e o ministério pastoral, não são auto-excludentes, antes pelo contrário, pastores bem preparados contribuem significativamente para a saúde da igreja. Além disso, Jonas também disse que o pastor tem a obrigação de defender a fé, todavia, para que isso aconteça, necessita dedicar-se a conhecer bem as Escrituras como também as doutrinas fundamentais do cristianismo.
Caro leitor, como inúmeras vezes escrevi neste blog, não consigo fechar os olhos as aberrações teológicas do nosso tempo. Em virtude disto acredito que mais do que nunca a Igreja de Cristo precisa preservar a sã doutrina defendendo os valores inegociáveis da fé cristã. Isto posto, afirmo que a apologética cristã é um ministério indispensável a saúde do Corpo de Cristo.
A palavra “apologética” vem do grego “apologia”, e significa “uma defesa verbal”. O termo é utilizado oito vezes no Novo Testamento: At 22:1; 25:16; 1 Co 9:3; 2 Co 7:11; Fl 1:7,17; 2 Tm 4:16; 1 Pd 3:15. A apologética é a parte da Teologia que se encarrega de apresentar uma defesa da Bíblia contra toda e qualquer contestação que possa surgir por parte de qualquer pessoa. Nessa defesa podem-se incluir as ciências como: Arqueologia, Paleontologia, Biologia, Filosofia, Matemática, Física, Química, etc.
Como bem disse Robson Tavares Fernandes a boa apologética é aquela que consegue englobar todas essas áreas de conhecimento de acordo com as necessidades, aplicando-as apropriadamente, com mansidão, temor e amor por aqueles que estão vivendo no engano.
Diante do enorme desafio , não nos é possível calar diante das distorções teológicas do neo-pentecostalismo, do liberalismo teológico e outros tantos “ismos” mais. 
Louvo a Deus porque por sua graça e misericórdia tem levantado blogs e sites Cristãos que com sabedoria e graça tem lutado pela fé evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...